Minha foto
Maquiné, Rio Grande do Sul, Brazil
Bióloga CRBio 75501/03 | Consultora Ambiental

BIBLIOTECA

RESOLUÇÕES DO CONAMA

O Ministério do Meio Ambiente lançou em 2012 uma edição especial do livro de resoluções normativas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A obra é uma rica fonte de consulta para analistas ambientais, gestores públicos, funcionários do Ibama e ICMBio e pessoas que trabalham usando a legislação ambiental brasileira.
O livro é um calhamaço de 1125 páginas e há duas maneiras de consultar as resoluções: pelo índice cronológico ou pelo índice temático. O índice cronológico começa pela resolução mais recente e vai até a mais antiga. São tantas que a lista ocupa 18 páginas. Já o índice temático separa as normas por assuntos, como Áreas Protegidas, Qualidade de Água e Gestão de espécies de fauna e flora. 
No final do documento, uma lista de siglas é publicada e serve como guia para a leitura. O livro foi lançado em 2012 pelo Ministério de Meio Ambiente por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Clique AQUI para acessar o livro





RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; BRANCALION, Pedro Henrique Santin; ISERNHAGEN, Ingo. Pacto pela restauração da mata atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. São Paulo: LERF/ESALQ: Instituto BioAtlântica, 2009. 256p. il. col.

Clique AQUI para acessar o livro.

Fonte: Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica







CASTRO, Dilton; MELLO, Ricardo Silva Pereira; POESTER, Gabriel Collares. Prática para Restauração da Mata Ciliar. Porto Alegre: Catarse - Coletivo de Comunicação, 2012. 60p.; il. 

Clique AQUI para acessar o livro

Fonte: Ong ANAMA - Ação Nascente Maquiné













O Guia Básico para Gestão nos Municípios é mais um instrumento para auxiliar as cidades brasileiras a melhorarem a gestão pública. Nele são encontras informações práticas para qualificarem a ação do seu município em temas como gestão orçamentária, transparência pública e transições de governo. 

Clique AQUI para acessar o guia